A Era de Ouro dos Piratas nos Quadrinhos Japoneses

Laura Monteiro

Toda criança já brincou um dia de ser pirata. É algo que envolve ação, aventuras, busca por tesouros, amigos e muita diversão. Afinal, a temática de piratas permite que a imaginação nos leve para longe, possibilitando a criação de diversos cenários. Todas essas possibilidades atraem, não só as crianças, mas muitos jovens e adultos também, que acompanham histórias criadas pela indústria do entretenimento inspiradas nessa temática.

Um exemplo disso é o mangá One Piece, criado por Eiichiro Oda e que faz sucesso há mais de 17 anos no mundo inteiro. A história é centrada no sonho de um garoto chamado Luffy, que é se tornar o novo Rei dos Piratas e, para isso, ele precisa encontrar o One Piece, que é o tesouro que o antigo Rei dos Piratas deixou escondido antes de ser executado pela marinha. Durante a trama somos apresentados à diversos personagens que se juntam a Luffy para formar uma tripulação e embarcar nessa busca, cada um com personalidades e poderes intrigantes e bem explorados nos quadrinhos.

Uma peça importante da história é uma fruta chamada Akuma no Mi, ou Fruta do Diabo na tradução para o português. Essa fruta mística e poderosa nesse universo é capaz de dar poderes especiais para quem a consome. No caso do personagem principal, Luffy, faz com que ele tenha o poder da elasticidade, mas dependendo do tipo de Fruta do Diabo, que são vários, outros poderes podem ser adquiridos.

De maneira bastante lúdica, criativa e cheia de elementos surpresa, a série já é recordista em números de publicações, vendas e episódios na versão animada. Só a edição de número 60, por exemplo, vendeu mais de três milhões de exemplares e, ao chegar na edição de número 77, o mangá ganhou espaço no Livro dos Recordes por ter atingido mais de 321 milhões de exemplares, feito incrível no seguimento de histórias em quadrinhos. No total são mais de 80 volumes publicados, uma média de 800 capítulos e ainda mais de 730 episódios que já foram exibidos na TV na versão animada.

Além da temática bastante atrativa, o motivo para tamanho sucesso da história é a forma como ela traz ensinamentos e envolve o leitor (ou espectador no caso do anime) com os problemas, os anseios e as personalidades apresentadas por cada personagem. A busca por um tesouro é apenas um plano de fundo para uma história que diz muito sobre determinação em seguir com seus sonhos e isso atrai muito o público jovem, ainda mais devido ao humor e as cenas de ação muito presentes que contextualizam tudo de uma forma agradável e que faz com que os fãs queiram sempre mais.

Eiichiro Oda já prometeu que a história ainda vai render muitos outros capítulos, mas a maior preocupação é quanto à saúde do criador, que está em uma idade avançada e já teve problemas de saúde no passado. Mas, se tudo der certo, os fãs de One Piece ainda poderão acompanhar a busca de Luffy pelo seu sonho por muito tempo.

Crédito: Amanda Gehlen Rodrigues